A dependência química é uma doença que afeta não só o dependente como também todas as pessoas que com ele convivem, seja na família ou no ambiente de trabalho. Tendo isso em vista, oferecemos também um acompanhamento junto às famílias, com a disseminação de informações sobre a doença através de palestras no nosso Programa Familiar, com o intuito de:
Informar sobre as características da dependência química e da co-dependência, e suas consequências no contexto familiar, laboral e social;
Motivar os familiares a identificarem aspectos necessários de reformulação na dinâmica familiar;
Propiciar à família oportunidade de melhora na qualidade de vida e de relacionamento com outras pessoas, especialmente com o dependente em recuperação;
Facilitar a partilha com outras pessoas que têm problemas semelhantes.
O Programa Familiar é conduzido aos sábados, das 14:30 às 15:30 horas, utilizando como recursos: palestras, filmes especializados e discussões em grupo, onde é incentivado o compartilhamento com outras pessoas que têm problemas semelhantes.
São realizados, também, atendimentos aos familiares que convivem diretamente com o residente ou pessoas que sejam significativas, a fim de possibilitar à família um atendimento individual trabalhando-se as singularidades pertinentes ao caso, propiciar feedback em relação à evolução terapêutica do residente e preparar para o processo de alta da fase primária do tratamento.
O Programa Familiar não pretende substituir a psicoterapia. Se você está envolvido (a) em algum tipo de tratamento, achamos que deve conversar com o profissional responsável sobre seus planos de vir ao Programa Familiar.